Ciência e ignorância
Esta semana está acontecendo no campus da Universidade Federal de Santa Catarina o 58º encontro anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). A cidade está respirando ciência num encontro cheio de discussões a cerca da filosofia, sociologia, matemática, física, química, entre outros, o que me leva a pensar que um país que se julga à busca do desenvolvimento e do progresso ainda consiga conviver com realidades completamente conflitantes, um país que quer chegar num lugar de destaque na sociedade internacional não investe em educação, procura manter seu povo burro e ignorante.É mais do que sabido que para se desenvolver um Estado é necessário que haja também um desenvolvimento dos agentes sociais, não há país desenvolvido sem pessoas desenvolvidas, sem pessoas que pensam, que têm oportunidades de ensino, educação, cultura e esportes. Infelizmente não é isso o que vejo, o que se transparece é um sistema escolar totalmente defasado e escasso, um sistema que não atende as necessidades reais dos cidadãos, que só exclui e acaba por perpetuar o status quo vigente, um sistema que visa a ignorância e a dominação social através do não-pensamento, da não-ação de seus agentes.
O que eu quero, e acho que muita gente também (pelo menos, gente sensata) é que essa ciência que está se festejando, que está se falando, criticando, vivendo, enfim, que essa ciência e progresso sejam socializadas com o restante (maioria) da sociedade, que a ciência não seja obra de apenas alguns poucos, que esteja a favor do cidadão e a disposição, verdadeiramente, do progresso geral, não individual.1ª Imagem: Cartaz do evento. Fonte: http://www.ufsc.br
2ª Imagem: Foto por Sebastião Salgado.
1 Comments:
Valeu, ficou muito legal, legal mesmo! Mas cara, diz pro povo postar colocar idéias e até tu mesmo, tá faltando um pouco de crítica, se bem que estamos no começo né/ Axo que estou muito apressado, mas é isso aí!
Postar um comentário
<< Home